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Conheça os dez carros mais caros vendidos nos leilões da Monterey Car Week

A Monterey Car Week reafirmou em agosto seu lugar como o epicentro do mercado internacional de automóveis de coleção. Entre 13 e 17 de agosto, a Península de Monterey, na Califórnia, recebeu mais uma vez as principais casas de leilão do planeta, revelando não apenas máquinas de valor inestimável, mas também o pulso de um segmento que continua em constante transformação. Foram 432,8 milhões de dólares movimentados, o segundo maior resultado da história do evento, um número que confirma a força e o magnetismo do universo dos clássicos e superesportivos.

Na lista dos dez automóveis mais caros vendidos este ano, oito são Ferrari. A supremacia de Maranello não surpreende, mas impressiona pela diversidade de modelos que atravessam sete décadas de inovação e desejo. Para Brian Rabold, vice-presidente de Inteligência de Veículos da Hagerty, a marca segue sendo “o padrão-ouro para os colecionadores”. O ranking ainda contou com raridades de Mercedes-Benz e Bugatti, lembrando que a exclusividade não tem nacionalidade fixa, mas se traduz em linhas, potência e histórias singulares.

10º lugar — Ferrari LaFerrari 2015 | US$ 5,23 milhões (RM Sotheby’s)
Apresentada no Salão de Genebra de 2013, a LaFerrari simbolizou exclusividade em produção, desempenho e preço. O hipercarro entrega 949 cv a partir da combinação de um V12 6.3 litros com tecnologia híbrida derivada da Fórmula 1. Apenas 499 unidades foram produzidas, vendidas por convite da marca. O exemplar leiloado em Monterey tinha rodado apenas 87 quilômetros, permanecendo em estado de “cápsula do tempo”.

9º lugar — Mercedes-Benz 500 K Special Roadster 1935 | US$ 5,34 milhões (RM Sotheby’s)
Um dos dois únicos modelos da lista sem o emblema da Ferrari, este clássico pré-guerra é movido por um motor de oito cilindros supercharged de 180 cv. Produzido em Sindelfingen, Alemanha, o carro vendido pertenceu originalmente ao Visconde de Sudley e brilhou em diferentes edições do Pebble Beach Concours d’Elegance. Apenas sete exemplares dessa carroceria “short-tail, low-door” sobrevivem até hoje.

8º lugar — Ferrari LaFerrari Aperta 2017 | US$ 6,715 milhões (RM Sotheby’s)
Versão conversível da LaFerrari, lançada para celebrar os 70 anos da marca. Com apenas 210 unidades fabricadas, contra 499 do modelo coupé, tornou-se ainda mais cobiçada. O exemplar arrematado foi um dos últimos produzidos e tinha mais de 113 mil dólares em opcionais quando novo.

7º lugar — Ferrari 250 GT LWB California Spider Prototipo 1957 | US$ 7,265 milhões (Gooding Christie’s)
Primeiro protótipo do icônico California Spider, nascido da visão de Luigi Chinetti e John von Neumann para conquistar a elite californiana. Equipado com um V12 de 2.953 cc e 217 cv, teve carreira em competições nos anos 1960 e tornou-se peça-chave em materiais de marketing da Ferrari. Foi também premiado em concursos de prestígio, como Pebble Beach e Villa d’Este.

6º lugar — Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione 1973 | US$ 8,145 milhões (Gooding Christie’s)
Criada em homenagem à vitória de 1967 em Daytona, a versão Competizione brilhou em Le Mans e no Tour de France Automobilístico. Apenas 15 unidades foram construídas. O chassi leiloado competiu em Le Mans e em três edições das 24 Horas de Daytona, alcançando um segundo lugar geral em 1979.

5º lugar — Bugatti Divo 2020 | US$ 8,55 milhões (Bonhams)
Mais ágil e raro que o Chiron, o Divo teve apenas 40 unidades produzidas. Seu motor W16 quadriturbo de 1.500 cv o leva a 380 km/h, mas sua força está na aerodinâmica e no desempenho lateral. Este exemplar já havia sido exibido no Petersen Automotive Museum antes de ser oferecido sem reserva, em sua primeira aparição pública em leilão.

4º lugar — Ferrari F50 1995 | US$ 9,245 milhões (RM Sotheby’s)
Um dos 349 produzidos, este exemplar foi adquirido originalmente pelo estilista Ralph Lauren. Equipado com um V12 aspirado de 520 cv, a F50 combinava tecnologia de pista com elegância Pininfarina. O modelo vendido, pintado em Giallo Modena, rodou pouco mais de 8.600 km desde novo, um dos poucos em especificação norte-americana.

3º lugar — Ferrari F40 LM GTC 1993 | US$ 11 milhões (RM Sotheby’s)
Versão de competição do F40, preparada por Giuliano Michelotto para Le Mans. Apenas 19 exemplares LM foram feitos, e este GTC, com 760 cv, é considerado uma das versões mais extremas. Certificado pela Ferrari Classiche, conquistou recentemente o primeiro lugar em sua categoria no ModaMiami.

2º lugar — Ferrari 250 GT SWB California Spider Competizione 1961 | US$ 25,3 milhões (Gooding Christie’s)
Um dos três California Spiders em alumínio, sendo dois configurados para corrida. Este exemplar, com pintura em Grigio Argento e interior azul, foi pilotado em competições na Alemanha antes de integrar importantes coleções. Com motor V12 de 280 cv e carroceria assinada por Scaglietti, é considerado um dos conversíveis mais desejados do planeta.

1º lugar — Ferrari Daytona SP3 Tailor Made 2025 | US$ 26 milhões (RM Sotheby’s)
Terceiro modelo da série Icona, inspirado nos protótipos de corrida dos anos 1960, o Daytona SP3 é equipado com um V12 de 828 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos. O exemplar vendido era ainda mais singular: metade pintada em Giallo Modena e metade em fibra de carbono exposta, fruto do programa de personalização Tailor Made. Toda a receita foi destinada à Ferrari Foundation, reforçando a força simbólica do modelo que se tornou o carro mais caro da Monterey Car Week 2025.

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