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Design Miami 2025 reafirma sua posição como vitrine global do design colecionável

A cada dezembro, Miami Beach se transforma no epicentro global do design colecionável. Entre palmeiras, luz solar e o clima efervescente da Miami Art Week, a Design Miami reafirma seu papel como uma das feiras mais influentes do calendário internacional. Em 2025, o evento celebra sua 21ª edição com uma programação que une memória, experimentação e novos diálogos, espalhando instalações, colaborações e obras inéditas pelo prestigiado Pride Park, ao lado do Miami Beach Convention Center.

A Design Miami nasceu como uma mostra paralela à Art Basel Miami Beach e, desde então, consolidou-se como espaço fundamental para compreender a evolução do design contemporâneo. Ao contrário da exploração comercial muitas vezes associada à semana de arte, a feira mantém uma curadoria rigorosa, comprometida com peças de alta qualidade, práticas artesanais sofisticadas e abordagens que expandem os limites do funcional e do estético. A edição 2025 reúne mais de 70 expositores, incluindo estreias internacionais e nomes consagrados como Future Perfect, Carpenters Workshop Gallery, Friedman Benda, David Gill Gallery e Superhouse.

Para marcar o encerramento das celebrações do vigésimo aniversário da feira, o curador Glenn Adamson assume o tema Make. Believe. como fio condutor do pensamento que atravessa o evento. A proposta investiga a imaginação como força essencial do design e o papel do fazer como gesto simbólico e poético. Os visitantes circulam por um conjunto de instalações especiais, colaborações inéditas e ativações que repensam as fronteiras entre arte e utilidade.

Entre os destaques, o Miami Design District apresenta sua décima comissão anual com Katie Stout. A artista concebe bancos escultóricos em grande escala intitulados Gargantua Thumb, instalados nas passagens de pedestres do bairro. As peças derivam de pequenos animais modelados à mão, que preservam intencionalmente irregularidades e imperfeições, ampliados digitalmente e transformados em estruturas robustas para o ambiente externo. A intervenção permanece exposta até a primavera de 2026 e reforça o olhar lúdico e fantasioso de Stout.

O diálogo entre sentidos também aparece na colaboração entre o estúdio Crosby Studios, de Harry Nuriev, e a casa de fragrâncias Clive Christian Perfume. Perfume Transformation propõe uma instalação imersiva e monocromática que traduz perfume como experiência espacial. Os visitantes atravessam um percurso sensorial que começa em um minicinema e convida a imaginar qual forma um aroma pode assumir quando livre de interpretação literal. A obra antecipa a nova direção criativa da marca antes da abertura de sua flagship em Londres.

No núcleo curatorial, oito designers foram convidados por Adamson para interpretar o tema Make. Believe. e apresentar coleções cápsulas alinhadas ao espírito experimental da feira. Entre as obras selecionadas estão as cerâmicas surrealistas de Steven Young Lee, a releitura das têxteis Kuba em madeira por Stephen Burks Man Made e as esculturas de carpetes moldados criadas por Jack Craig. O conjunto reafirma a capacidade do design de sondar territórios conceptuais sem perder a materialidade que o define.

A moda encontra o design em Fonderia Fendi, projeto da designer Conie Vallese que celebra os cem anos da maison italiana por meio de uma investigação sobre força feminina e artesanato. Vallese trabalhou com cinco ateliês especializados em bronze, cerâmica, vidro, carpetes e couro. O resultado aparece em peças únicas da Fendi, executadas em tons de bronze rosado, amarelo sorbetto e azul pálido. A instalação é apresentada como uma reinterpretação contemporânea de um saletto romano e inclui uma edição limitada da icônica bolsa Peekaboo assinada pela artista.

A edição também recebe a estreia do Achille Salvagni Atelier, galeria com sedes em Roma, Londres e Nova York. O estúdio apresenta Memories of the Future, instalação que articula obras do design italiano modernista, assinadas por nomes como Gio Ponti e Renzo Zavanella, com peças contemporâneas de Salvagni. O cenário futurista, construído com paredes metálicas e carpete laranja profundo, destaca um gabinete de 1951 da colaboração inaugural entre Ponti e Piero Fornasetti, além de uma cadeira escultural de Zavanella.

Em 2025, a Design Miami reafirma seu caráter singular. Ao privilegiar o artesanal, o imaginativo e o experimental em uma semana marcada por grandes volumes e grande visibilidade, a feira mantém viva a vocação que a consagrou: ser um território onde o design colecionável se reinventa, dialoga com seu passado e projeta, com clareza e ousadia, as possibilidades do futuro.

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