Dark Mode Light Mode

Lexus ES300h: o carro-chefe da montadora japonesa em sua versão híbrida

Quem procura um carro sedan, geralmente preza por conforto na rodagem e desempenho. Raramente prioriza atributos como economia de combustível. Mas e se os três elementos pudessem estar na mesma equação? O novo Lexus ES 300h chega com a proposta de unir os três fatores mais desejados para os amantes de carros, em conjunto que é reconhecido pelo seu design ousado, excelente qualidade no acabamento e generoso espaço interno. O modelo da marca de luxo da Toyota é incrívelmente econômico para um veículo de seu tamanho, mesmo se tra­tando de um híbrido.

Em 1989 quando a Lexus se apresentou ao mundo lançou dois modelos, o ES e o topo de gama LS, automóveis que continuam a fazer parte da oferta de modelos da marca japonesa. O novo sedan da Lexus faz parte da nova arquitetu­ra global da Toyota, a mesma dos novos sedãs da marca-mãe. Suas medidas externas são as mesmas do maior sedan da marca Avalon (vendido apenas nos Estados Unidos). São 4,97 metros de comprimento, 1,86 m de largura e distância entre-eixos de enormes 2,87 m. Atrás, sobra espaço para todos os ocupantes, comportando confortávelmente 3 passageiros.

O painel de instrumentos totalmente digital do Lexus ES 300h é funcional, intuitivo. A multimídia reúne navegador, rádio, CD e DVD-player, Bluetoo­th, entrada para cartão SD e auxiliar, entretanto a au­sência de sistemas como o Android Auto e Apple CarPlay para espelhamento de celulares faz falta num carro com este nível de tecnologia. A tela de 12,3 polegadas não é tátil: há um cursor comandado por um touchpad no console central. Já sistema de som com 8 alto-falantes e 4 tweeters proporciona uma qualidade de som excelente.

Performance

O ES 300h ostenta o premiado conjunto híbrido da Toyota que mescla um motor quatro cilindros de 2,5 litros, a gasolina, com um elétrico. O propulsor a combustão rende 176 cv e 22,1 mkgf, o elétrico entrega 118 cv e 20,2 mkgf. Combinados, geram uma potrênca de 217 cv. O câmbio é o automático CVT, garantindo uma experiência troca de marchas muito suave.

O conjunto mecânico oferece um ótimo rendimento, em especial pelo boost de potência e torque. O feeling é de estar conduzindo um carro V6 turbo. Ele cresce progressivamente, com foco na força para empurrar os 1.680 kg. No uso urbano, é possível rodar apenas no modo elétrico a velocidade de até 40 km/h.

Na prática, é possível dirigir sem depender do motor a combustão na maioria das avenidas e ruas de uma capital como São Paulo, onde essa é a velocidade máxima de diversas vias. Na estrada, o ES 300h também tem um ótimo desempenho. Ultra confortável, o silêncio e a maciez imperam na cabine. Caso necessite de um pouco mais de força, o modo Sport muda o comportamente do sedan, e o deixa mais esperto em ultrapassagens e retomadas.

Pelo preço sugerido de R$ 240 mil reais, os únicos detalhes desejáveis que o ES 300h não traz são a conec­tividade com smartphones e recursos semiautô­nomos, como o cruzeiro adaptativo e sensores de permanência em faixa. Em absolutamente todos os outros quesitos, não há como não se sentir totalmente satisfeito. É um sedan tão bem acabado quanto racional, fazendo deste uma excelente compra na categoria.

Previous Post

Vert lança segunda edição da collab com Rick Owens

Next Post

Brasil ganha mais uma unidade da Carlo’s Bakery!