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Audi Q7: Confira como anda o maior carro da marca alemã

Temos uma situação inusitada no Brasil: o óleo diesel, combustível mais poluente e subsidiado pelo governo para ajudar no transporte de carga, antes era proibido para veículos de passeio – exceto os de grande capacidade de passageiros ou com 4×4 e reduzida –, mas hoje está liberado para SUVs usados apenas para “ir ao shopping”. Com sistemas de tração sofisticados, que simulam a reduzida, começaram aos poucos a ser liberados.

O Audi Q7 é um destes? Apesar de não conter as últimas tecnologias presentes nos últimos lançamentos da marca, a geração atual lançada em 2017 ainda pode ser considerada como top de linha no mercado SUV’s. Comparando a geração anterior, o Q7 teve seu perfil encurtado com uma suspensão notavelmente mais baixa, remetendo mais a uma mega-perua do que a um utilitário-esportivo propriamente dito.

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Design

O Q7 exibe uma silhueta mais tradicional de SUV. As linhas retilíneas caracterízam bem o estilo alemão do utilitário, deixando a cargo dos faróis, que aparecem como um dos destaques na dianteira, especialmente por passarem uma impressão de profundidade. Seu desenho apresenta a nova assinatura da Audi, especialmente quando contam com os opcionais faróis de LED.

Diferente de outros modelos da marca alemã, o Q8 não tem um visual cheio de ângulos e vincos, mas isso não quer dizer que ele não passe a impressão de robustez e modernidade. Os poucos vincos do capô fluem naturalmente para o restante da carroceria, o que inclui as laterais.

No canto superior dos faróis nascem dois vincos que seguem quase juntos por toda a lateral, passando entre o espelho retrovisor e a maçaneta. A área envidraçada é muito boa, o que acaba sendo um detalhe importante ao dirigir um modelo desse porte. Já na parte inferior, marcam presença chamativos frisos nas portas com a inscrição “Quattro”, além de enormes rodas de 21 polegadas.

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Interior

Seguindo o padrão esperado para um carro de mais de R$ 400 mil, o interior do Q7 é extremamente caprichado. Revestido quase que integralmente por materiais macios ao toque (plástico emborrachado e couro), só há plástico liso no console central, mas nada que prejudique a sensação de requinte a bordo do modelo. O visual é moderno, reforçado pelo painel digital e pela tela retrátil da central multimídia de 7 polegadas,  que apesar de não ser touchscreen, possui uma interface rápida e intuitiva. Ainda há atalhos para o volume no console e no volante. Este também abriga todas as funções do painel digital, o que permite que o motorista navegue por todos os comandos do carro sem tirar as mãos da direção.

O espaço nos bancos traseiros é amplo e abriga 3 pessoas com facilidade. Os bancos são individualmente ajustáveis em distância e inclinação, mas quem viajar no centro terá que conviver com a elevação do assoalho, devido à tração integral. Para as unidades equipadas com a fileira extra de bancos, os assentos são erguidos eletricamente e o acesso é fácil (até por conta do tamanho avantajado da entrada traseira e do ângulo de abertura da porta). O espaço ali é destinado a crianças e adolescentes (adultos, especialmente os “mais adultos”, não se acomodam com muito conforto). A tomada do porta-malas ajuda a entreter quem viajar na última fila, por permitir carregar o celular, por exemplo.

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Falando em bagageiro, com os dois assentos de trás erguidos, o volume do porta-malas é de 295 litros. Rebata-os e o volume sobe para 890 litros. Com todos os bancos de trás rebatidos, além de criar uma superfície plana, o volume salta para pouco mais de 2.000 litros.

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Performance

A vantagem de se ter uma arquitetura mais leve é diminuir a sensação do porte do SUV ao volante. Embora tenha mais de 5 m de comprimento, quase 2 m de largura e 1.970 kg em ordem de marcha, o motor V6 não esboça esforço nenhum para impulsionar o brutamontes e o conjunto de suspensão entrega agilidade notável para um carro deste tamanho.

O que mais contribui para o desempenho animador do Q7 são os picos de potência e torque do motor, que se estendem por longas faixas de rotação. Os 333 cv estão disponíveis das 5.500 às 6.500 rpm, enquanto os 44,8 kgfm surgem às 2.900 rpm e permanecem no pico até às 5.300 rpm. Ou seja, o carro está sempre pronto para responder a maiores pressões sobre o pedal direito, caso o motorista precise de mais força. E o câmbio automático de 8 marchas responsável por isso é outro destaque do modelo, uma vez que entende rapidamente as necessidades do condutor e trabalha de maneira suave, com trocas quase imperceptíveis quando tratado com civilidade.

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Tecnologia

Para facilitar ainda mais a vida do condutor, o Q7 permite escolher entre diferentes tipos de “drive mode”, que variam do mais econômico (no qual a progressão de velocidade é mais contida e as trocas de marchas são antecipadas) até o mais dinâmico, que prioriza desempenho e faixas mais altas de rotação. Com a opção mais nervosa selecionada, o Q7 se transforma num SUV com um “quê” esportivo e é quando se nota de maneira mais evidente o trabalho do conjunto independente de suspensão e da tração integral para firmar o veículo no solo, mesmo em curvas de velocidade alta, tornando o modelo uma referência neste aspecto entre os utilitários grandes.

A unidade avaliada pela LIFESTYLE estava equipada com o pacote opcional tecnológico, que traz o eixo traseiro esterçante. O recurso diminui o diâmetro de giro do Q7 em 1 m, facilitando as manobras no dia a dia da cidade. Head-up display (que projeta o velocímetro digital no para-brisa) e câmera com visão noturna são os outros equipamentos deste pacote. O SUV também conta, de série, com alerta de ponto cego, muito útil para ampliar a percepção do motorista em trânsito mais pesado ou com muita presença de motos, já que o tamanho do veículo pode prejudicar a visibilidade ao redor do carro.

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Ficha técnica – Audi Q7 2019

Motor

3.0 V6 TFSI

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

2.995

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

333 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

44,9 kgfm a 2.900 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, multibraço

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 20″

Pneus

285/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.052

Largura (mm)

1.968

Altura (mm)

1.741

Distância entre os eixos (mm)

2.994

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

880

Tanque (litros)

85

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.970

Peso bruto total (kg)

2.850

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,325

 

Motor

3.0 V6 TDI

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Diesel

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

2.967

Válvulas

24

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

258 cv a 3.250 rpm

Torque Máximo

61,2 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, multibraço

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 20″

Pneus

285/45 R20

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.052

Largura (mm)

1.968

Altura (mm)

1.741

Distância entre os eixos (mm)

2.994

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

880

Tanque (litros)

75

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

2.060

Peso bruto total (kg)

2.940

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,325

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