Dark Mode Light Mode

Testamos o mais novo modelo da RAM, a 3500 que chega repleta de luxo e com uma força pra lá de absurda

Que o universo das picapes vem ganhando espaço, a gente sabe. Basta olhar as ruas para perceber um número crescente delas, inclusive nos grandes centros. No último dia 23, tivemos a oportunidade de conhecer a maior e mais forte picape do mercado, a Ram 3500.  Ela chega em três versões, Laramie, Laramie Night Edition e Longhorn.  Todas elas com motor 6 cilindros com 377 cavalos de potência e um torque de 1150 Nm. O que isso quer dizer? Muita potência e força para carregar e puxar o que for preciso. 

Para colocar essa gigante de 3 toneladas a prova, simplesmente rebocamos um trator de 9 toneladas. Com as cordas presas ao reboque, abrimos a porta e no mesmo instante o estribo elétrico abaixa para dar aquele auxilio na hora de entrar nessa gigante, algo que poderia ser mais complicado para alguém de 1,60 m como eu.  Ajustes rápidos e demos a partida, claro que vamos acelerando aos poucos, poucos metros depois foi preciso olhar através das câmeras, e seus variados modos de visualização para confirmar que o trator estava mesmo sendo puxado por nós ou melhor, pela RAM. 

Força, ela provou que tem de sobra, com todo esse tamanho é importante saber como é guia-la. Partimos para o asfalto em condições similares a uma estrada, a primeira curva com uma leve inclinação faz a gente pensar se ela caberá na faixa, mas é só chegar próximo e girar de forma leve o volante, para deixar de lado qualquer receio. Aproveitando a potência do som Harman Kardon, presente nas versões Night Edition e Longhorn, vamos acelerando e esquecendo que nosso tempo a bordo é limitado.  Nos lembram e imediatamente conferimos que o tanto de força também está presente nos freios que em poucos segundos a levam dos 100 km/h a zero. 

Mas nem so de força vive a Ram, muita tecnologia embarcada auxilia o motorista, desde alertas de colisão, sensor de ponto cego a alertas de colisão frontal com frenagem automática e assistente de permanência na faixa de rodagem. O estribo elétrico que desce com a abertura das portas e serve como proteção da carroceria quando recolhido aparece somente nas versões Laramie Night Edition e Longhorn.  Quem quiser ir além, como nós, é só engatar um trailer, que somado as 6 metros de comprimento da Ram entrega 20m de comprimento para o motorista encarar as curvas, mas calma que virar o espelho na vertical e as várias visões das câmeras aliadas a direção elétrica extremamente leve, deixa até um novato preparado.

Outra grata surpresa é que a primeira revisão não acontece com os usuais 10.000km, e sim com 20.000km até porque quem estiver a bordo vai querer rodar muito! 

Por Rebeca Martinez

Previous Post

Guia Lifestyle: ilha de Canouan

Next Post

DGTL São Paulo leva House e Techno Music ao Pavilhão do Anhembi no dia 09 de abril