Ocupando os três últimos andares do recém-inaugurado Palazzo Fendi, o grupo Langosteria apresenta seu empreendimento mais ambicioso até agora.
Uma proposta gastronômica refinada exige um endereço à altura. No coração do Quadrilatero della Moda, em Milão, a Langosteria Montenapoleone agora coroa os três andares superiores do recém-revelado Palazzo Fendi, instalado em um edifício da década de 1930 originalmente projetado pelo arquiteto italiano Emilio Lancia.

A abertura marca um retorno às origens para o grupo Langosteria, um nome essencial na cena culinária da cidade desde sua estreia na Via Savona, há dezoito anos. Após um período de expansão internacional, com a inauguração no Cheval Blanc Paris em 2021 e a aguardada abertura em St. Moritz em 2023, o grupo volta ao seu território mais querido. “Este é um projeto que aprofunda nossa conexão com a cidade e com os nossos hóspedes mais fiéis”, afirma Enrico Buonocore, fundador e CEO da Langosteria.

Assim como a transformação do Palazzo Lancia, o design desse destino gastronômico imponente foi concebido pelo Departamento de Arquitetura da Fendi, que buscou transmitir a atmosfera acolhedora de uma viagem lenta e romântica. A linguagem estética remete à estrutura e simetria do passado racionalista do edifício por meio do uso recorrente de persianas venezianas e do motivo do balão de ar quente.

No quinto andar, o restaurante Langosteria oferece 120 lugares internos e 40 externos. Dezoito amplas janelas banham o interior com luz natural, enquanto o característico vermelho-lagosta da marca pontua o espaço. Repleto de textura, o ambiente traz marcenaria em canaletto e nogueira italiana nos pisos chanfrados, superfícies de pedra revestidas em travertino e detalhes em latão. O salão conta com arandelas de vidro Murano da Venini, cadeiras de mogno “Limousine” feitas sob medida e bancos de couro.
O andar abaixo em breve receberá o Pepe, um novo conceito do grupo centrado em uma gastronomia italiana descontraída ao estilo balcão, enquanto o andar superior abriga o Langosteria Ally’s Bar, equipado com um terraço com vista para o skyline da cidade e uma sala privativa. Em todos os níveis, a cozinha aberta aproxima os visitantes do ritmo do serviço.

De acordo com a equipe, a Langosteria Montenapoleone “fala milanês com sotaque internacional”. Essa vocação se revela tanto no design de interiores quanto no menu. Pratos queridos como Pappa al Pomodoro e Lagosta Azul Nature lideram as escolhas, enquanto novas criações como tartare de olho-de-boi com panzanella, carpaccio de atum vermelho com berinjela e tomates confitados, e rigatoni defumado com peixe-escorpião despontam como futuros favoritos.