Dark Mode Light Mode

Porsche Panamera Turbo: luxo e esportividade

Em um mercado em constante movimento, a Porsche quebrou estigmas e lançou em 2009 o primeiro Panamera, que nasceu com a missão de se tornar a versão de quatro portas do lendário Porsche 911, o esportivo flagship da marca alemã desde 1963. A boa performance e a excepcional dinâmica logo alçaram o gigante ao sucesso. Quase 10 anos depois, o Panamera chega com nova missão: encarar os também grandalhões Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7 e ao mesmo tempo, oferecer uma experiênca esportiva ao seus 4 ocupantes. Nós avaliamos a última geração do sedan na versão Turbo, e nossas impressões você confere abaixo:

Porsche-Panamera-2017-Brasil (13).jpg

Porsche-Panamera-2017-Brasil (4) (1).jpg

Design

Se mesmo na segunda geração o Panamera ainda não convenceu você, acredite, o novo tipo de carroceria caiu como um uma luva para o modelo. Olhando de muitos ângulos, não há muita diferença entre um sedã ou uma perua. Mas a traseira ganhou um desenho robusto e natural, combinando perfeitamente com as lanternas que se unem em uma peça única. O recurso ajuda a acentuar as curvas do modelo e equilibra perfeitamente suas proporções. Ali atrás, aliás, a transição do teto é marcada pelo spoiler ativo, elemento aerodinâmico capaz de aplicar uma força de até 50 kg para ajudar a grudar o carro ao chão em altas velocidades.

porsche-panamera-2017 (6).jpg

Performance

O maior trunfo do Panemera, é sem dúvida seu motor V8 biturbo capaz de despejar sobre as quatro rodas 550 cv e 78,5 kgfm. Toda essa força bruta, gerenciada pelo excelente câmbio de dupla embreagem e oito marchas PDK (Porsche Doppelkupplung). Se a ideia é extrair o máximo de desempenho, há o controle de largada, enquanto o seletor giratório no volante traz os modos de condução (Normal, Sport, Sport Plus e Individual), que alteram alguns parâmetros, como caixa de direção, motor, câmbio, suspensão pneumática e controle de estabilidade. E não é só isso. O botão Sport Response (presente também no 911), quando acionado, deixa por 20 segundos as respostas do Panamera Turbo mais imediatas e diretas e empurando o Panamera até a sua velocidade máxima de 306 km/h.

porsche-panamera-2017 (8).jpg

Conforto

Na estrada, viajar de Panamera é sempre um prazer. Apesar das rodonas com pneus de perfil baixo e da suspensão firme, ele roda suave e silencioso. Andando tranquilamente, dá até para conseguir um consumo ao redor dos 10 km/l, o que não é nada mau para um Porsche deste peso e tamanho. Mesmo corpulento, o Panamera é justo no espaço interno: somente quatro felizardos podem desfrutar de sua cabine, que com um ar de jatinho particular no acabamento e chama a atenção por oferecer, na traseira, praticamente o mesmo tratamento dispensado a quem vai na frente: bancos tipo concha individuais e um console central cheio de comandos – na verdade, todos dedicados ao sistema de climatização independente. Outro ponto interesante, é o versátil porta-malas de 500 litros, com umagenerosa abertura de acionamento elétrico.

porsche-panamera-2017 (4).jpg

porsche-panamera-2017 (1).jpg

Interior

O interior típico da Porsche foi reinterpretado de uma forma nova no Panamera. Áreas com painéis pretos e telas interativas combinam a visual claro e a interface intuitiva dos smartphones e tablets com o controle prático de um automóvel. Os clássicos botões físicos e os convencionais instrumentos foram reduzidos significativamente. Em sua vez, dominam os painéis touch e as telas configuráveis individualmente do novo Porsche Advanced Cockpit. Com grandes vantagens para o condutor, o passageiro dianteiro e os ocupantes dos lugares traseiros: apesar de uma oferta substancialmente ampliada dos sistemas de comunicação, conforto e assistência, a utilização e operação das diferentes funções tornou-se mais lógica e intuitiva. O Porsche Advanced Cockpit transfere os elementos com provas dadas do mundo analógico para o presente digital da mobilidade.

5_ms405_panamera4-630x420.jpg

5_ms405_panamera5-630x420.jpg

Tecnologia

O novo Panamera está equipado com um grande número de sistemas de assistência de série ou opcionais, que tornam a vida a bordo mais confortável e segura. Dos novos sistemas mais importantes faz parte um assistente de visão noturna. Este recorre a uma câmara termográfica, que detecta pessoas e animais de maior porte e os apresenta, como advertência, assinalados a cores no cockpit. Se o veículo estiver equipado com faróis principais Matrix LED com 84 pontos de imagem, as pessoas também são brevemente iluminadas bem à frente do campo de visão, caso se encontrem no corredor de condução calculado, para que o condutor possa reagir antecipadamente.

Porsche-Panamera-2017-Brasil (2).jpg

Porsche-Panamera-2017-Brasil (14).jpg

O lançamento da segunda geração motivou também o apuramento do caráter do Porsche Panamera. Quatro pessoas viajam de forma descontraída; além do mais, os lugares traseiros oferecem espaço suficiente para uma utilização como sedã com motorista. Ao mesmo tempo, o Panamera é versátil e mais prático no dia a dia, sem perder a esportividade o prazer de dirigir que um autêntico Porsche oferece. É aquele carro que você dispensa o motorista, assume o comando, e dirige para a estrada. Sem medo de ser feliz!

Previous Post

Timberland arma super festa no topo do Edifício Martinelli para lançar seu novo tênis

Next Post

Copa Airlines apresenta sua nova classe executiva Dreams em nova aeronave