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Range Rover Evoque 2020: a nova versão do SUV design da Land Rover

Alguns carros são tão emblemáticos, que por diversos motivos acabam marcando gerações. Lançado em 2010, em um movimento completamente inovador (e muito acertado) pela marca, o Range Rover Evoque tornou-se rapidamente em objeto de desejo da atual geração, feito que se deve em grande parte graças ao belíssimo e marcante design do SUV. Agora em sua segunda geração, o Evoque desembarca totalmente renovado no Brasil com o objetivo de continuar encantando os consumidores mais descolados. 

Importado da Inglaterra por R$ 322.300, inicialmente apenas em uma única versão, a P300 HSE R-Dynamic com o chamado Pacote Brasil, o SUV foi completamente renovado. Da geração anterior sobraram apenas as dobradiças das portas, de acordo com informações da Land Rover. 

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Design

No visual, o novo Evoque manteve as linhas gerais da carroceria que fizeram sucesso e inspiraram os outros SUVs da marca, como o Velar. Entre as novidades estão os faróis com atualizações no desenho e nas assinaturas de LEDs. Atrás, as lanternas mantiveram as linhas gerais, mas ficaram mais estreitas e requintadas.

Por dentro também encontramos um interior completamente novo. O grande destaque se dá para o conjunto tecnológico herdado do Velar com 3 telas no painel, composto do console de instrumentos virtual com tela 12,3 polegadas, a central multimídia de 10″ e há uma terceira tela, de 5”, utilizada para controlar funções como o ar condicionado e seletor do modo de condução.O botão giratório do câmbio, presente no SUV de primeira geração, foi substituído por uma alavanca. Já o volante também é novo e ganhou comandos multifuncionais sensíveis ao toque. Para alterar o volume do som, por exemplo, basta apertar o sinal de “+” ou “-” ou deslizar o dedo no sentido de um para o outro.

2020-range-rover-evoque-5-1024x576.jpgNa cabine da versão avaliada, equipada com pacote R-Dynamic, o acabamento era refinado, como na primeira geração do SUV. A parte superior do painel principal tinha revestimento emborrachado sensível ao toque. E a parte inferior da mesma porção, as forrações de portas e os bancos eram de couro bicolor, com costuras duplas aparentes. Na prática, a marca manteve o bom padrão de qualidade do acabamento do modelo da primeira geração. 

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O motor Ingenium 2.0 turbo, com 300 cv e 40,8 kgfm de torque, (o mesmo do E-Pace) mostrou-se suficiente para garantir agilidade ao SUV de 1.850 kg. Com o torque cheio entregue entre 1.500 e 4.500 rpm, o Evoque se torna um modelo muito  esperto – sensação que é intensificada pela posição de dirigir elevada. De acordo com a marca, pode atingir 100 km/h em apenas 6,6 segundos. Na transmissão, impera o câmbio da alemã ZF, que faz trocas de marcha de forma quase que imperceptível e silenciosa. Aliás, o silêncio impera na cabine. O único ruído a bordo é o do vento passando pela carroceria.

Para quem curte explorar o lado aventureiro, O condutor tem uma infinidade de auxílios de condução na ponta dos dedos para assegurar que ninguém fique pelo caminho. É o caso do novo sistema hill descent control, que segura o carro em descidas tortuosas ou mais íngremes, sem que você precise acionar o freio. Além disso, a Land Rover instalou um seletor de modos off-road bem completo, para grama, cascalho, neve, lama e areia. Cheio de tecnologia, o modelo também traz controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, monitor de tráfego reverso e de fadiga, trazendo tecnologia de ponta ao SUV. 

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Conforto

Por baixo deste design familiar há um SUV que nunca esteve tão maduro. São 4,37 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,64 m de altura. O entre-eixos, que sempre foi uma das grandes reclamações dos proprietários do Evoque antigo, cresceu para 2,68 metros (+21 mm), liberando um bom espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro. Quatro adultos e uma criança podem se acomodar com conforto, sem ombros esbarrando.

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Um dos diferenciais mais úteis do modelo, é o pacote de assistência ao condutor na cidade. O dispositivo aciona uma imagem que parece estar localizada abaixo do capô, dentro do veículo. Isso permite que o motorista veja qualquer obstáculo baixo que esteja nas proximidades da dianteira. A câmera 360° também permite que o motorista estacione com precisão em vagas estreitas de prédios ou similares. Genial!

Ficha técnica

Range Rover Evoque P300 HSE R-Dynamic 2020

Motor: 2.0, turbo, gasolina

Potência: 300 cv a 5.500 rpm

Torque: 40,8 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão: automática, nove marchas, tração integral

Suspensão McPherson (dianteira), multibraço (traseira)

Freios: discos ventilados (dianteira),sólidos (traseira)

Dimensões: 4,37 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,64 m de altura, 2,68 de entre-eixos

Porta-malas: 591 litros

Tanque: 67 litros

Consumo:9 km/l (cidade), 10 km/l (estrada), conforme o Inmetro

0 a 100km/h: 6,6 segundos

 

 

 

 

 

 

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